quinta-feira, 26 de julho de 2012

Santa Ana! mãe de Nossa Senhora!


HINO DE SANTA ANA

Da Mãe de Deus progenitora,
dignai-vos ouvir nossa voz
mostrando-vos a protetora
de um povo que se consagra a vós.
Santa Ana em que suave alegria
desperta a festa o nosso folgar.
Por vós iremos a Maria
Para, por ela, a Jesus chegar.(Bis)
Junto a Maria Imaculda,
a padroeira potente sois,
mais pode a alma degredada
à confiança voltar-se, pois,
Santa Ana em que suave alegria
desperta a festa o nosso folgar.
Por vós iremos a Maria
Para, por ela, a Jesus chegar.(Bis)

Hino cedido pela Paróquia de Santa Ana, em São Paulo,Brasil.

Sant'ana, mãe de Maria



uma pequena História para homenagear  o dia da vovô

Os pais de Maria Santíssima foram Joaquim e Ana. Aos 20 anos de idade, Joaquim, descendente da tribo de Judá, casou-se com Ana, também dessa tribo. Vinte anos se passaram desse feliz casamento, sem que um filho ou filha viesse ao  mundo, o que causava muita tristeza no coração deles. Joaquim, homem rico e piedoso, passava seus dias dando esmolas a órfãos, pobres, viúvas e estrangeiros. Certa vez, quando foi ao templo fazer sua oferta de expiação, o sacerdote Rúben não permitiu que ele a entregasse, pois não era uma pessoa abençoada, isto é, não havia dado a Israel um descendente.Conta uma tradição que tamanha foi sua tristeza que fugiu para a montanha, ficando aí por longo tempo, em oração e jejum. Ana também implorava ardentemente que o Senhor ouvisse suas súplicas e lhe concedesse um filho. Deus ouviu a prece de ambos e enviou um anjo para anunciar-lhe: Ana, Ana, o Senhor Deus atendeu a tuas preces.Conceberás e darás à luz e, em toda a terra, se falará de tua descendência". Joaquim recebeu mensagem semelhante e voltou radiante para casa. E Ana concebeu e deu à luz uma menina, a quem pôs o nome de Maria e a consagrou por toda a sua vida a Deus.
O nascimento de Maria Santíssima- como o de Jesus e deSão João Batista-foi anunciado com grande ênfase e aconteceu de maneira milagrosa, diríamos , visto que nele apareceram a graça, o amor e a misericórdia de Deus agindo em favor de seus filhos.
   Nesta novena de sant'Ana e São Joaquim, vamos sentir a cada passo o poder de Deus se manifestando entre seus filhos, Que nossos corações estejam  abertos para recebermos as abundantes bênçãos que o Senhor quer também nos dar por intercessão dos santos, seus amigos e nossos protetores.

DIA dos avós-26 de julho-

Lembrando  a história de vida de Pe.João Piamarta quando criança na  relação  avós.
A família Piamarta estava em Bréscia havia duas gerações,tendo chegado ao Piemonte no início do século,A família era pobre e vivia no bairro popular de S.Faustino.
No livro que relata sua vida (PIAMARTA) escrito por Pier Giordano-Queriniana,editora,1997,página7, não faz referência a figura da avó  materna ou paterna,mas ao avô que era um excelente sapateiro na comunidade e chamava o netinho  de Joãozinho,por parte do pai e o avô materno,um modesto torneiro..
Perdendo ainda criança a sua mãe para o reino de Deus, Joãozinho  recebe apoio educacional e outros especiais relacionados a sua infancia e adolescência, do aô materno,na época um grande narrador de episódios da história profana e da História Sagrada, que incitam a fantasia do menino piamarta e lhe fazem sonhar com grandes empreendimentos(página 8)....O avô materno foi portanto muito significativo na sua formação como cidadão e sacerdote.
        Este pequeno relato pretende ressaltar a importância dos avós  na vida de uma criança ou adolescente.Parabéns  para todas as avós de  sangue ou de coração, que sejam abençoadas por Santa
Ana,mãe de Nossa Senhora e Avó de Jesus e que são Joaquim rogai pelos avôs,Amém !

Coração de Maria, rogai por nós!


quinta-feira, 19 de julho de 2012

20 de julho dia do amigo!

Meus amigos, para vocês um abraço, uma Ave Maria e reveja a canção de Pe. Zezinho bem na coluna inicial,verifique e sinta para vocês a mensagem,faço de suas palavras ou melhor de sua poesia, minhas palavras. Aproveitem e enviemaos amigos votos de felicidade. A amizade é um modo especial de querer bem.

O CANTO GREGORIANO

MELODIA CONTRA A ANSIEDADE
O canto gregoriano
Típica de cultos religiosos da Igreja Católica, essa música é marcada pelo tom brando e geralmente entoado por um coro. O nome do gênero vem do papa Gregório I (540-604), que, no século 6, coletou e adaptou melodias antigas com o intuito de empregá-las em missas e cerimônias da igreja.

Estudo brasileiro prova que o canto gregoriano reduz o nervosismo em mulheres cujo filho está internado

É possivel imaginar o sofrimento de uma mãe com uma criança hospitalizada. Para minimizar tamanha angústia, a enfermeira Ana Paula Almeida resolveu testar,em seu mestrado pela Universidade de São Paulo, o impacto de um som tranquilo como o do canto gregoriano sobre 28 mulheres nessa situação. As voluntárias ouviram duas sessões de 20 minutos da música no intervalo de dois dias. Ao final da experiência, constatou-se uma queda significativa em seus níveis de ansiedade. "O canto gregoriano tem uma sitonia calma, sem agudos,e graves nem variações bruscas de ritmo, permitindo que a respiração fique mais controlada e o organismo relaxe" , explica Ana Paula. "Menos nervosa, a mãe se relaciona bem com a equipe de profissionais que atendem seu filho e ajuda a cuidar melhor dele", analisa.

OBS:Revista saúdemês 2/de 2011.

domingo, 1 de julho de 2012

Milagre de Nhá Chica

Papa reconhece milagre de Nhá Chica e abre caminho para a beatificação.

Papa reconhece milagre de Nhá Chica e abre caminho para a beatificação
O pontífice autoriza a promulgação do decreto que reconhece o milagre recebido por Ana Lúcia Meirelles e a certeza de que a brasileira será proclamada Beata


A cidade de Baependi (MG) acordou com um telefonema muito especial na manhã desta quinta-feira (28/6): era o postulador da causa de beatificação da Venerável Nhá Chica, Paolo Villotta. Da Itália, ele avisava que o Papa havia autorizado a promulgação do decreto que reconhece o milagre recebido por Ana Lúcia Meirelles por intercessão de Nhá Chica e a certeza de que a mineira de São João del Rei em breve será proclamada Beata.


Em entrevista à Rádio Vaticano, irmã Gertudres das Candeias, vice-diretora da Associação Beneficente Nhá Chica, descreveu o momento logo após receber a notícia:
“Eu estava fora de casa, hoje pela manhã, e as pessoas na rua começaram a me abraçar. Eu escutava foguetes, sinos. Quando eu cheguei em casa me disseram que foi um telefonema do postulador e a Igreja já estava cheia de gente. Então, nós começamos a agradecer, a rezar, a chorar, todos juntos na mesma alegria e emoção”.
Ana Lúcia Meirelles estava duplamente feliz já que a notícia do reconhecimento do seu milagre aconteceu justamente no dia de seu aniversário, comemorado dia 28 de junho.
“É uma emoção muito grande já que tudo isso acontece no dia do meu aniversário, mas principalmente pela nossa santa. Para mim, no meu coração, ela sempre foi santa”.
O Milagre
“Eu estava péssima, com hipertensão pulmonar. Tive uma isquemia na vista que me impossibilitou enxergar por alguns momentos. Uma isquemia transitória. Era um defeito congênito no coração que eu teria que operar por causa da hipertensão pulmonar e por causa do sangue que passava errado pelo coração. Então, a cirurgia foi marcada mas três dias antes eu tive febre e acabei não fazendo. Isso tudo, sob a proteção de Nhá Chica. Passados sete dias eu notei que eu só melhorava. Seis meses depois, por pressão dos médicos, eu voltei a fazer os exames pré-operatórios. E qual não foi minha alegria ao constatarem por um exame transesofágico que eu estava curada, sem hipertensão pulmonar e que já não havia mais aquela passagem de sangue que causava a hipertensão. Estou aqui há 17 anos, completamente curada, sem problema nenhum. Tudo isso sob a bênção da minha santa Nhá Chica”.
Bento XVI autoriza publicação de novos decretos da Congregação das Causas dos Santos
O papa recebeu em audiência privada, nesta quinta-feira, o prefeito da Congregação das Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato. Durante o encontro, Bento XVI autorizou a Congregação a promulgar 18 decretos.
Além do reconhecimento do milagre de Nhá Chica, também foi reconhecido o milagre do venerável Luca Passi, fundador da Congregação das Irmãs Mestres de Santa Doroteia. Em breve, as datas das beatificações de ambos devem ser divulgadas.
Martírios

O papa reconheceu os seguintes martírios:


- Dos servos de Deus Emanuele Borras Ferre, bispo auxiliar de Tarragona e Agapito Modesto, do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e 145 companheiros mortos por motivo de ódio à Fé, na Espanha, entre 1936 e 1939.


- Do servo de Deus Giuseppe Puglisi, sacerdote diocesano, nascido em Palermo (Itália) e morto, por motivo de ódio à Fé, em 1993.


- Do servo de Deus Ermenegildo da Assunção e cinco companheiros da Ordem da Santíssima Trindade mortos por motivo de ódio à Fé, em 1936 na Espanha.


- Da serva de Deus Vitória de Jesus, religiosa do Instituto Pio Calasanziano da Divina Pastora, morta em 1937, na Espanha, por motivo de ódio à Fé.


- Do servo de Deus Devasahayam Pillai, leigo indiano morto por motivo de ódio à Fé em 1752.


Virtudes Heróicas

O papa reconheceu ainda as seguintes virtudes heróicas:


- Do servo de Deus Sisto Riario Sforza, arcebispo de Nápoles, cardeal da Santa Romana Igreja, morto em 29 de setembro de 1877.


- Do servo de Deus Fulton Sheen, arcebispo de Newport (EUA) morto em Nova Iorque em 1979.


- Do servo de Deus Álvaro del Portillo y Diez de Sollano, bispo de Vita e Prelado da Prelatura Pessoal da Santa Cruz e da Opus Dei, nascido em Madri e morto em Roma em 1994.


- Do servo de Deus Ludovico Tijssen, sacerdote diocesano, holândes, morto em Sittard (Holanda) em 1929.


- Do venerável servo de Deus Cristóvão de Santa Catarina, sacerdote, fundados da Congregação e o Hospital Jesus de Nazaré de Córdoba, morto na mesma cidade em 1690.


- Da serva de Deus Maria do Sagrado Coração (Maria Giuseppa Fitzbach), viúva, fundadora das Servas do Coração Imaculado de Maria, chamadas Irmãs do Bom Pastor de Québec, morta no Canadá em 1885.


- Da serva de Deus Maria Agelina Teresa, fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitanas para os idosos e enfermos, nascida na Irlanda do Norte e morta nos EUA em 1984.


- Da serva de Deus Maria Margherita (Adelaide Bogner). Monja professa da Ordem das Visitações, nascida e morta na Hungria em 1933.


- Da serva de Deus Ferdinanda Riva, irmã professa do Instituto das Filhas da Caridade, nascida na Itália e morta na Índia em 1956.


Em 10 de maio, Bento XVI havia autorizado a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o Decreto sobre o martírio do Servo de Deus Giovanni Huguet y Cardona, Sacerdote Diocesano, nascido na Espanha e morto, por motivo de ódio à Fé, na Espanha em 1936.
Fonte: CNBB


Fonte:http://www.padrereginaldomanzotti.org.br/